Débora Nunes

Ovulação tardia…

Oi gente, hoje vim falar sobre ovulação tardia vocês já ouviram falar ou sabem o que é?
Eu confesso que nunca tinha ouvido falar, até esta gestação.



Quando desconfiei que estava gravida, estava com 1 semana de atraso, então resolvi comprar um teste de farmácia para ver se podia ser gravidez, apesar de ter quase certeza que não era, pois todos os sintomas pré-menstruação (dor nos seios, cólicas, mal humor) eu estava tendo. Mas como tinha passado uma noite muito ruim, cheia de pesadelos e enjoo, amanheci determinada a fazer o teste e descobrir porque havia passada tão mal.

Então confesso, fiquei muito feliz e surpresa ao ver o positivo no teste, nem acreditei, quando liguei para o marido contando, ele acreditou menos ainda, afinal ele só sabia que estava atrasada alguns, mas deixei claro pra ele que eu achava que não era nada demais esse atraso de 7 dias.
E ele que não acredita muito em teste de farmácia, quis fazer uma ultrassom para confirmar a gestação, marcamos e no dia seguinte fomos ao médico.

O mesmo me confirmou que eu estava grávida, e disse que estava para completar 4 semanas, o que pelas minhas contas estava errado, era para eu estar de 5 semanas. Então ele me explicou que eu devia ter tido ovulação tardia. E pra você, que como eu, nunca tinha ouvida falar sobre essa tal de ovulação tardia, segue aqui uma breve explicação:

Ovulação tardia:
Ovulação tardia é quando a ovulação ocorre após o “período normal de ovulação” que para os médicos, os dias normais são do 14º até o 16º dia após a D.U.M (Data da última menstruação).
É quando você ovula mais tarde do que o previsto, considerando um ciclo regular, isso acontece porque o folículo e/ou o endométrio evoluem mais lentamente, atingindo o ponto de maturação mais tarde do que o habitual.

O que a ovulação tardia pode atrapalhar para uma  tentante?
Bem, nesse caso a fase lútea é mais curta. Sendo a fase lútea mais curta, dificulta ainda mais para a implantação do embrião.
Esta fase dura desde o dia da ovulação até ao primeiro dia do próximo período menstrual. A fase lútea tem uma linha de tempo mais precisa e dura usualmente 12 a 16 dias depois do dia da ovulação. 

Então amigas tentantes, não se surpreendam, ao descobrir a gravidez bem após a data da ultima menstruação. Você, como eu, pode ter tido ovulação tardia, porém no meu caso, o efeito foi o contrário, descobri logo no comecinho da gestação. 

Beijos



Thanks! You've already liked this